Site de Casamento

Essa semana, uma amiga querida estava perdidinha quanto ao Site de Casamento. “Como fazer?”, “quando?” e o mais importante: “onde?”.
Pensando nela e, claro, em vocês também, já que a dúvida de uma pode ser a dúvida de muitas, nós do Uma vez noiva, sempre noiva vamos tentar ajudar!!!
Para quem não sabe, Site de Casamento ou Site dos Noivos é um espaço no qual os noivos disponibilizam para os convidados informações e detalhes importantes sobre o casamento (data, local, como chegar), além de fotos, vídeos, lista de presentes e outros recursos como RSVP (confirmação de presença).
O tempo certo para fazer o site de casamento dependerá muito do plano e serviços que o Portal escolhido oferece e, claro, da disponibilidade e gosto dos noivos. Um site básico, com informações simples, com certeza leva muito menos tempo para deixá-lo pronto do que em comparação à um site mais completo, com diversas opções de recursos e serviços. Tem noivos que começam a criar com muita antecedência, dão pausas e depois voltam a mexer no site. De qualquer forma, o tempo ideal que os noivos devem disponibilizar o site para os convidados é de no mínimo 3 meses de antecedência à data do evento. Assim, os convidados conseguem se programar e também comprar os presentes. Já falamos mais detalhadamente sobre a Lista de Presentesaqui.
Geralmente, o “como fazer” não tem muito segredo. É fácil e prático, mas leva um pouco de tempo e paciência para deixar o site completinho. Cada Portal possui uma interface diferente e cabe aos noivos escolherem a que mais agradam e se adéquam.
Atualmente, há empresas que oferecem diversos tipos de recursos que vão desde as informações mais simples como data, horário e local, fotos e história do casal até mesmo ferramentas para facilitar a vida dos noivos, como planilhas de custos, controle de orçamento, etc. Para os noivos prendados ou que gostem de desafio, existe a possibilidade de desenvolver o próprio site. Uma plataforma fácil de aprender e que tem sido cada vez mais utilizada é o Wix. Fica a dica para quem quiser criar seu Site de Casamento grátis, com recursos próprios e totalmente personalizado.
Listamos alguns Portais que oferecem planos grátis e também pagos para você criar seu Site de Casamento:
Emotion.me
Totalmente Grátis
Diferencial: planilha de custos; contato com fornecedores; blog personalizado; lista de presentes; integração com facebook; fundo musical; tarefas; agenda; assessoria; controle de orçamento.
site de casamento
iCasei
Grátis por 10 dias / Planos Pagos
Diferencial: é também uma revista de casamento com dicas para o grande dia; lista de presentes que podem ser convertidos em dinheiro e cotas de lua de mel; domínio personalizado, aplicativo para smartphone e tablets grátis; integração com facebook.
Loja dos noivos
Totalmente Grátis
Diferencial: os convidados compram os produtos escolhidos pelos noivos diretamente no Site de Casamento; presentes convertidos em dinheiro; recursos para convidados internacionais.
Mecasei
Plano Grátis e Planos Pagos
Diferencial: integração com facebook; diário do casal; vídeos do youtube; lista de presentes; contador de acesso; contagem regressiva.
Pronto Casei
Plano Grátis e Planos Pagos
Diferencial: blog dos noivos; agenda; check list; planilhas; lista de convidados; guia de fornecedores; lista de presentes; cotas de lua de mel; presentes convertidos em dinheiro.
Zankyou
Totalmente Grátis
Diferencial: é também uma revista online de casamento com dicas para o grande dia; guia de fornecedores; contagem regressiva; playlist; recurso “recomendar hotéis” e “temperatura no dia do casamento”; música de fundo; domínio personalizado; introdução animada; presentes convertidos em dinheiro;  recursos para convidados internacionais; app grátis para iPhone e Android.
Se você conhece mais algum Portal que não esteja listado acima ou já fez o seu Site de Casamento em algum desses que citamos e teve uma experiência boa ou não, conta pra gente. Sua opinião pode ajudar outros noivos 😉